Webinar é uma conferência ou um seminário online que pode ser tanto gravado quanto ao vivo. É possível ainda ter interação com a audiência via chat na modalidade ao vivo, sendo a forma mais comum de encontrarmos atualmente. Neste artigo, você vai encontrar dicas de como fazer um webinário de qualidade, entre outras vantagens dessa modalidade para o sucesso da sua empresa.
O que é um webinário?
É bem provável que você já tenha ouvido falar em webinários. Além de gerar um tipo de conteúdo diversificado para sua empresa, essas videoconferências têm como principal objetivo educar o seu público-alvo sobre um tema específico.
São eventos privados nos quais os clientes precisam se registrar ou comprar o acesso ao webinário. O foco é na educação e nas vendas da marca, por isso há um apresentador especialista e muitos participantes que agem na maior parte do tempo como ouvintes – podendo fazer interações via chat para serem respondidos depois ou quando o apresentador abrir para interação. Muitas vezes esses seminários podem ter acesso limitado quanto ao número de reproduções.
As vantagens dos webinários são diversas, por isso é muito importante preparar cuidadosamente todos os passos do seu evento online. Disponibilizando um conteúdo de qualidade para o seu público e podendo convertê-los em clientes no futuro.
As vantagens de preparar cuidadosamente um webinário
Com a realidade que ainda estamos vivendo, as diferentes formas de promover conteúdo para os seus clientes se torna cada vez mais essencial. Dessa forma, o webinar pode ser realizado para descrever e promover seus produtos ou serviços aumentando sua interação online. Veja mais vantagens abaixo:
– Aumenta o seu engajamento
Já é fato que as pessoas estão lendo cada vez menos, por isso as opções com vídeo, como os webinários, podem aumentar a sua conexão com o público-alvo. Assim você possibilita a troca com os seus clientes, atendendo cada vez mais à necessidade deles.
– Reforça a autoridade da marca
Com o webinar, sua marca assume o lugar de especialista em determinado assunto, o que concretiza sua conexão com o público. Além de aumentar o número de clientes em potencial.
– Conquista o público
Com esse recurso, você aumenta cada vez mais o relacionamento com o seu público. O consumo de vídeos, segundo a sexta edição da Video Viewers, aumentou 165%. Sendo o Youtube a plataforma preferida dos entrevistados.
5 passos para fazer um webinário de sucesso:
Os webinários estão cada vez mais em alta e proporcionando diversas interações entre a marca e suas verdadeiras personas. Que tal saber mais sobre como fazer um webinar de sucesso e que traga reais resultados para a sua marca? Vem com a MOOVpay que nós separamos 5 passos para você chegar lá:
- Seja claro e vá direto ao ponto
Comunique de forma clara para os participantes com horário, tema e o link no qual vai ocorrer o encontro online. Assim, você não perde tempo na hora de começar o webinário e deixa tudo organizado cativando seu público antes mesmo de começar.
- Planejamento
Lembre-se sempre de organizar uma apresentação com o escopo que será tratado e deixe claro quais são as regras de etiqueta online e como elas irão funcionar em seu webinário. Alguns exemplos de regras são levantar a mão para falar, deixar o microfone desligado e as câmeras ligadas, entre outros que você achar melhor para o melhor andamento da sua videoconferência.
- Fones de ouvido são essenciais
Peça para que todos utilizem fones de ouvido para terem uma experiência mais agradável, além de terem mais atenção e assimilar o conteúdo mais fácil.
- Checar os tipos de equipamentos
Preocupe-se em saber se todos estão com equipamentos que facilitem o melhor aproveitamento do webinário.
- Compartilhe os materiais
Envie o material do webinário para todos os participantes após a conclusão do evento, você pode aproveitar e mandar junto uma avaliação sobre o encontro. Dessa forma, há um feedback de quem realmente participou do evento para no futuro promover webinars cada vez melhores e que atendam a necessidade do seu público-alvo.
As boas práticas da MOOVpay: webinários para vários momentos
Mesmo em um ano com novos desafios e muito trabalho, a MOOVpay aumentou o seu quadro de colaboradores e um dos motivos que usamos os webinários foi para promover um onboarding de sucesso. Assim, o acolhimento é benéfico tanto para a empresa quanto para os novos funcionários, proporcionando um momento de trocas e também encontrando uma maneira de aproximar a todos mesmo de longe.
Além disso, a MOOVpay também aproveita esse novo jeito de se comunicar para falar sobre novas campanhas, proporcionar treinamentos técnicos e comunicar com nossos diferentes times parceiros!
Buscamos sempre nos adequar a realidade e proporcionar para os nossos colaboradores e parceiros a melhor experiência que um MOOVERS pode obter!
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Ilustrações gentilmente cedidas por FREEPIK.