Dia dos pais: 10 dicas para vender bem no varejo

Depois do Natal e do Dia das Mães, o Dia dos Pais é uma data forte para divulgar seus produtos e conseguir faturar mais no mês mais longo do ano.

Quando se trabalha no varejo, as datas comemorativas são sempre uma carta na manga para alavancar as vendas e atrair mais clientes para a sua loja. Depois do Natal e do Dia das Mães, o Dia dos Pais é uma data forte para divulgar seus produtos e conseguir faturar mais no mês mais longo do ano.

Para isso, é preciso planejar todas as ações que serão realizadas e de que forma elas serão divulgadas para o Dia dos Pais. Então, nós preparamos este artigo para os varejistas que buscam aumentar as vendas e usar estratégias que funcionam para conseguir mais clientes.

Vem com a gente!

Na hora do Marketing: Divulgue para os filhos

Uma dica que parece óbvia, mas às vezes esquecemos é pensar no público-alvo, ou a persona, que você atingirá. Pensando no dia dos pais, o produto será destinado às figuras paternas, mas a propaganda deve ser direcionada aos filhos que vão comprar o produto para repassar aos pais.

Não se preocupe em “adivinhar” o que os pais desejam ganhar de presente esse ano. Deixe essa tarefa para os filhos! Como normalmente eles são o seu público alvo economicamente ativo cada um vai vivenciar sua experiência nessa data, escolhendo um presente adequado.

Basta usar bem os produtos do segmento de sua empresa e deixar bem claro nas divulgações do que se trata e quais são as vantagens de se comprar.

Conquiste novos clientes sem abandonar os recorrentes

É importante pensar então em como atingir o público, apelar emocionalmente nestas datas pode ser uma boa tática para atrair clientes e manter os clientes recorrentes. Um marketing focado no afeto e no que a data representa emocionalmente para as famílias brasileiras é uma excelente maneira de passar a mensagem de que o presente não é apenas mais um objeto e sim um gesto de carinho.

Para te ajudar ainda mais, preparamos 10 dicas de Marketing para aumentar as suas vendas neste Dia dos Pais!

10 passos para aumentar as vendas no Dia dos Pais

  1. Promoção nas redes sociais

Não é segredo para os varejistas, que as redes sociais são, atualmente, a melhor forma de divulgar o seu trabalho. Assim, para o Dia dos Pais não poderia ser diferente, se a sua loja ainda não tem um, crie agora mesmo um perfil e descubra como elas são uma ótima ferramenta para o marketing do seu negócio.

Além disso, é possível realizar vendas pelas redes sociais como o Instagram e o Whatsapp, não esqueça de unificar o atendimento ao cliente em um único lugar – leia mais sobre omnichannel aqui.

  1. Uso de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma forma de segmentar e captar as informações dos clientes para mantê-los informados de novidades e promoções! Além disso, o e-mail marketing é uma das ferramentas com o melhor custo-benefício para o varejista, você pode oferecer um cupom de 5% de desconto nas compras para os clientes que compartilharem seus e-mails!

Você pode usar as redes sociais para fazer essa captação, e o Dia dos Pais é um ótimo momento para colocar em prática.

  1. Criar kits promocionais

Outra ótima ideia é criar kits com desconto, ou até mesmo promoções como leve 2 e pague apenas 50% na segunda peça. Assim, você incentiva o cliente a entrar na loja para aproveitar a promoção, conquistando a curiosidade de novos clientes que adoram uma boa promoção.

  1. Criar vale presente

Crie preços especiais de vale-presentes! Por exemplo, o filho pode comprar R$ 100 em vale presente e pagar apenas R$ 90. Assim, o pai pode escolher algo na loja por R$ 100 ou até mais, enquanto o filho economiza R$ 10 e você capta 2 (até 3, contando com as parceiras dos papais) clientes para a sua lista.

  1. Cuidar bem da vitrine

Uma vitrine tem 30 segundos para provocar o interesse do cliente, ou seja, despertar o desejo para levar à ação. Por isso, é importante investir na sua vitrine e torná-la atrativa para o cliente. Ouse na composição e evite a super-poluição, faça com que o cliente queira saber mais sobre o que está à venda e não entregue tudo de uma vez!

  1. Caprichar no visual da loja

Já pensou em mudar algumas coisas do lugar para dar mais destaque e atrair olhares distraídos por aí? É sempre bom manter a loja limpa, arejada e com um bom espaço de circulação para que os seus clientes se sintam à vontade para entrar, conhecer e aproveitar o espaço!

  1. Dar um up no atendimento

Proporcione treinamentos para os seus funcionários, você mesmo pode dar exemplos de situações e como você gostaria que eles tratassem os clientes durante o período do Dia dos Pais, por exemplo! 

Algumas ideias para dar um up no atendimento também pode ser a disponibilização de um cafezinho ou chá, além de biscoitos e bexigas para as crianças. O que vale é diferenciar para chamar a atenção de uma maneira divertida e respeitosa.

  1. Dar incentivo extra aos vendedores

Para motivar os vendedores proporcione incentivos extras, como bônus para o melhor vendedor ou comissão maior por venda durante o período do Dia dos Pais!

Se o orçamento estiver limitado, você pode dar ainda um kit especial com mimos como recompensa para os vendedores. 

  1. Oferecer brindes

Quem não adora um mimo? Fornecer um brinde personalizado com a sua marca além de fazer uma propaganda indireta – já que o cliente pode levar e usar onde ele esteja – é também um incentivo para ele comprar mais para alcançar o valor mínimo para ganhar o brinde! Ideias legais para o Dia dos Pais são ecobags, bonés ou uma taça de cerveja!

  1. Fazer promoções surpresas e relâmpago

Promoção sempre chama a atenção do cliente e as versões surpresas e relâmpago, além de garantirem a venda, também fidelizam clientes! Com esse tipo de promoção, os clientes tendem a voltar mais vezes para ficarem de olho em quais as novas promoções que eles podem aproveitar não só para presentear alguém, mas também para eles mesmos!

A MOOVpay é para todos

E é claro que o parceiro MOOVpay tem muuitas vantagens na hora de alavancar as vendas e promover mais o seu negócio. Além de proporcionarmos crédito digital de forma ampla para um público gigante, nós também geramos conteúdo para ajudar o empreendedor na sua jornada.

Nós também entregamos gratuitamente conteúdo relevante para os seus clientes! Promovemos a educação quando o assunto é consumo, visando tornar o seu cliente uma presença recorrente nas lojas aumentando seu ticket médio.

Conheça mais sobre os nossos conteúdos clicando aqui: MOOVblog, MOOVebook e MOOVcast

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