Marketing de Mídias Sociais: Redes para ficar de olho em 2022!

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Você sabia que o Brasil está no Top 3 dos países que mais usam as Redes Sociais no mundo? Sim, segundo dados da plataforma Cupom Válido, os brasileiros estão entre os maiores usuários das redes, e esse número tende a aumentar cada vez mais!

Diante deste cenário, é de se esperar que em 2022 tenhamos muitas novidades nas mídias sociais, e para acompanhá-las, o marketing das empresas, empreendedores, e até donos de pequenos negócios, precisará se reinventar e claro: inovar!

Para te deixar por dentro, neste artigo, exploraremos um pouco mais das estratégias de marketing no digital e apresentaremos tendências que devem vir forte este ano!

As estratégias que devem bombar!

Mais redes sociais: infinitas possibilidades

As redes sociais já conhecidas não param de bombar — como o Facebook, Instagram e Twitter — e continuam a lançar novidades que são sempre muito aguardadas pelo público.

Da mesma forma, o público aguarda por aplicativos novos que possam oferecer diferentes ações aos usuários e viralizar rapidamente — um exemplo recente é o já gigante TikTok, a plataforma de vídeo de curto prazo e que já quebrou recordes: 3 bilhões de downloads em 2021.

É importante ficar atento a todas as novidades e possibilidades que os aplicativos proporcionam, e ser capaz de adaptar o mesmo conteúdo para que esse possa distribuído em diferentes canais e atingir diferentes públicos.

Social Commerce

O Social Commerce, traduzindo Comércio Social, é o ato de comprar diretamente nas redes sociais. A exemplo: as páginas de lojas no Facebook, os produtos marcados no Instagram e a aba Loja nesta mesma rede, e que já mostram como a era digital também está mudando o conceito de lojas atualmente.

É diante destas empresas que integram uma loja virtual às redes sociais, que o Opinion Box fez uma pesquisa em 2021 sobre Social Commerce em parceria com a Social Miner, e revelou que 76% dos entrevistados já utilizam as redes sociais para pesquisar produtos.

As plataformas mais acessadas para fazer esse tipo de pesquisa e efetuar a compra nas redes são o Instagram (62%), Facebook (61%) e a opção Shopping do Google (61%).

A era dos dados

A coleta de dados tem se tornado cada vez mais importante para um marketing competitivo e eficiente. E conhecer o perfil do cliente cada vez mais essencial para o futuro de qualquer negócio, e para todos aqueles que prezam por um atendimento eficaz.

Marketing de Influência

A Youpix fez um levantamento em parceria com a AlgoritmCOM e constatou que 71% das grandes empresas já consideram os influenciadores como parte importante de suas estratégias de marketing.

Não dá para negar: esse Marketing veio para ficar, e já tem um público cativo e — muito — engajado.  Daí a importância de profissionais da área considerarem vincular suas campanhas a personas e contratar até mesmo os micros influenciadores como ferramenta para expansão da sua marca através de outras vozes.

Marketing restrito a influenciadores?

Apesar de tendência, não é necessário (e nem se deve) restringir o marketing à essa estratégia. E dessa forma, vale distribuir seu conteúdo e mais do que isso: fazer sua marca estar presente em todas as redes sociais.

Não dispense as trends do TikTok ou Reels, por exemplo, pois com influenciadores ou não, essas ferramentas dão visibilidade a sua marca. O importante é ser criativo!

Aplicativos para ficar de olho

Já se sabe que quando se trata da Internet, as novidades são constantes e as mudanças são muito rápidas, algo pode bombar do dia para a noite e tomar o espaço, ou pelo menos um pedacinho da atenção dos outros aplicativos.

Quer um exemplo? Pois aqui vão 4 para você ficar de olho, e deverão dar o que falar nos próximos anos:

1 — Minus

Desenvolvida pelo professor da Universidade de Illinois Ben Grosser, esta rede social permite que os seus usuários publiquem no máximo 100 posts durante toda a sua vida. A proposta é incentivar o usuário a refletir sobre a relevância do seu conteúdo antes de publicá-lo oficialmente.

Em seu design não há contagem de curtidas, anúncios, as cores são claras e a estética bem minimalista. Com a sociedade mais consciente sobre as suas postagens o Minus pode ser interessante para quem quer algo menos frenético do que os outros gigantes das redes.

2 — WeChat

Já muito utilizado na China, o WeChat é um mensageiro que inclui diversas funções essenciais para o dia a dia, como acesso a serviços públicos, agendamento de voos, delivery de comida e efetuar compras com amigos.

Assim como o WhatsApp também é possível transferir dinheiro nas conversas, o chamado SuperApp pode não ter ganhado o coração dos brasileiros ainda, mas a sua multifuncionalidade é algo para se ficar atento no próximo ano.

3 — Instagram Threads

Um aplicativo para complementar o uso do Instagram, o Threads é ideal para quem possui uma lista de Melhores Amigos no app e quer interagir de maneira mais direta com eles, como um Instagram à parte.

Sendo uma excelente opção para os influencers, o app ajuda na promoção de conteúdo exclusivo em uma plataforma segura.

4 — Quora

Este aplicativo é uma dica para quem trabalha com marketing digital ou gosta de se manter antenado na sua evolução. O Quora surgiu para manter todos a par das constantes atualizações na área.

Ao invés de perguntar ao Google sobre influência, pergunte ao Quora!

Novidades: por dentro das redes antigas

Facebook

Mantendo-se no topo das redes sociais mais utilizadas no mundo em 2021, o Facebook conta com 130 milhões de contas ativas de brasileiros.

Apesar dos seus altos e baixos, nunca sai de moda por sua versatilidade: é possível abranger diversos conteúdo de uma vez só, comprar no marketplace e ainda consultar marcas renomadas.

Será que em 2022 teremos novidades por lá? O jeito é aguardar e torcer para que sim!

Instagram

No começo de janeiro, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, contou que em 2022 a plataforma começará a testar algumas mudanças para melhorar a experiência dos usuários, a primeira delas é a chegada de três tipos de feed: ‘Home’, ‘Favorites’ e ‘Following’.

As novidades estão nas abas ‘Favorites’ e ‘Following’, que retomam a visualização de posts em ordem cronológica. Enquanto a primeira opção é composta por uma lista de perfis selecionada pelo usuário, a segunda concentra as postagens de todos os perfis que aquele usuário segue.

Outras aguardadas referem-se à possibilidade de curtir os stories, ‘dancify’ similar ao dueto no TikTok e, se os rumores estiverem certos, stories exclusivos e pagos!

YouTube

A principal rede social de vídeos on-line e conta com mais de 2,3 bilhões de usuários ativos, além de mais de 1 bilhão de horas de vídeos assistidos diariamente. O domínio dessa plataforma é muito interessante para a criação de conteúdos mais completos e descritivos ao consumidor.

Recentemente, o YouTube lançou o Shorts, pequenos vídeos como stories do Instagram. É uma plataforma ótima para divulgar e ser criativo.

WhatsApp

Em 2021, o WhatsApp contou com uma estimativa de 120 milhões de brasileiros conectados. E a rede ganhou ainda mais espaço na vida dos brasileiros quando criou as ferramentas para comércios, lojas e empresas.

Outras facilidades como WhatsApp Pay e catálogo de serviços deixaram a plataforma ainda mais interessante. E já podemos aguardar por novas funções, já que em 2022 a rede social de mensagens instantâneas mais popular no Brasil deverá liberar aos usuários a possibilidade de adicionar mais de um aparelho móvel a sua conta e uma função de comunidades.

TikTok, Reels e YouTube Shorts: o fim dos vídeos longos?

Se por um lado alguns consumidores têm optado por conteúdos mais rápidos e objetivos do que conteúdos longos e bem detalhados. Por outro, é importante destacar o aumento de usuários ouvintes de podcasts e interessados em lives em plataformas como o Youtube e a Twitch.

Vale ficar de olho na segunda, hein? Ela vem se tornando cada vez mais popular!

E lembre-se: há espaço para tudo e todos! Para escolher a que melhor se encaixa na realidade do seu negócio, basta analisar a melhor opção para você e o seu consumidor!

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Ilustrações gentilmente cedidas por FREEPIK.

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