A pandemia e o novo normal adiantaram uma mudança que era prevista para daqui alguns anos. Com ela aprendemos algo essencial. Imprimir a sua marca no mundo online é tão importante quanto oferecer um estabelecimento físico para atender os clientes. Estão em pauta os desafios e as oportunidades de se empreender na Era Digital.
A Era Digital, ou era da Informação, começou na década de 1980. Logo após a era industrial ela se apresenta. E já chega marcada pelos avanços tecnológicos. Fibra óptica, rede de computadores, otimização dos fluxos informacionais e tantos outros. Tudo isso já é rotina e causou, inevitavelmente, uma transição social.
Por isso, mudamos não só a forma de trabalhar, mas também como nos comunicamos e pensamos. Foi assim que novo normal promoveu e aperfeiçoou os mais diversos avanços tecnológicos. Consequentemente, o Empreendedorismo Digital ganhou muito mais força. Além disso, tornou a presença no mundo digital essencial para a sobrevivência de uma marca. Encarar os desafios e as oportunidades de se empreender na Era Digital, portanto, não é uma opção. Se trata agora de necessidade!
Foi por isso que, neste artigo, decidimos separar alguns dos desafios de se empreender nessa nova Era. Além disso falamos um pouco mais sobre o perfil dos novos empreendedores. Vem com a gente, MOOVERS!
OPORTUNIDADES: o lado bom de se empreender na Era Digital
Se nossa forma de pensar e de nos comunicar com os outros mudou, nossa forma de consumir com certeza também mudou. Estamos na Era da Informação Rápida e contamos com avanços tecnológicos que, além de nos colocar a um clique de distância, tornam o empreendimento no mundo digital ainda mais fácil do que parece.
Aqui estão 3 oportunidades para empreender na Era Digital:
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E-commerce
Segundo o E-Commerce Quality Index 2020, da Lett em parceria com a Opinion Box e a Neotrust, de janeiro a setembro do mesmo ano, o e-commerce brasileiro faturou aproximadamente 90 milhões de reais.
Por sorte, com a popularização das redes sociais consolidada nos últimos anos, novas possibilidades surgiram para vender o seu produto ou marca no mundo online.
No Instagram, por exemplo, após criar um perfil comercial é possível criar sua própria vitrine por lá e utilizar os recursos de vendas diretamente na plataforma. Além de muito atrativo para os pequenos negócios, a rede é uma alternativa para maximizar o alcance e não deixar de atender o público em tempos de pandemia.
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Delivery e serviços de entrega
Não é segredo para ninguém que o delivery se tornou a melhor solução para os restaurantes em tempos de pandemia. O setor de entregas, que movimenta 12,5% do PIB brasileiro, contou com avanços tecnológicos que não só salvaram como ainda salvam diversos comércios na pandemia.
Segundo uma pesquisa realizada pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), ainda no começo da pandemia em 2020, 61% dos consumidores que fizeram compras on-line aumentaram o volume de pedidos devido ao isolamento social.
A agilidade e a eficiência na entrega fizeram com que o delivery não fosse realidade apenas para os restaurantes, mas também para diversos empreendimentos ao redor do mundo.
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Marketing Digital
O Marketing Digital é a fórmula mágica para colocar o seu empreendimento no mercado. Dentre suas vantagens oferece a possibilidade de entender melhor seu público e de se adaptar rapidamente. Evidentemente, essas qualidades são fundamentais para que seu negócio não fique para trás com tanta competição.
Com certeza você já foi influenciado de certa forma por alguma publicidade online. E provavelmente saiba que aquilo não apareceu ali por acaso. Isso faz parte do Marketing Digital. Com bom planejamento e uma equipe focada em resultados, essa estratégia pode gerar aumento nas vendas e garantir forte presença da sua marca no mundo online.
Entretanto, é sempre importante pesquisar e saber um pouco mais sobre Marketing Digital. Como pode realmente beneficiar o seu empreendimento? A MOOVpay preparou esse conteúdo em um e-book incrível: O Sucesso do seu negócio: do Marketing Digital a Educação Corporativa
DESAFIOS: identificando as dificuldades de se empreender na Era Digital
Com as oportunidades sempre vêm os desafios. É claro que no Empreendedorismo Digital isso não seria diferente. Para empreender nesse meio é necessário sempre estar preparado para qualquer obstáculo que possa cruzar o seu caminho.
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Maior concorrência
A vasta concorrência com certeza é uma das maiores dificuldades na Era Digital. Para o consumidor pode ser confuso ter tantas opções e sua marca pode acabar se perdendo no meio.
Quais são as dicas para lidar com isso? Analisar bem o seu público, ou melhor ainda, sua persona. Assim você pode oferecer um produto único e indispensável. Investir no diferencial da sua empresa. Além disso, claro, investir no alcance da sua marca nas redes sociais.
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Exigências do consumidor
Conforme os anos passam, o consumidor vai ficando cada vez mais exigente. Manter a fidelidade do cliente é essencial para a estabilidade do seu negócio. Atualmente as exigências podem vir desde o atendimento até o posicionamento da marca diante de fatos políticos e sociais.
Dessa forma, é essencial conhecer sua persona e saber em quais pontos você deve focar seus esforços para atender às demandas do seu consumidor.
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Preocupação constante com a inovação
Não só o investimento é importante, como também a inovação. Com o excesso de informação e tantos produtos disponíveis, a inovação e a melhora do que está sendo fornecido ao cliente devem ser sempre consideradas.
O perfil de um empreendedor MOOVERS!
O movimento MOOVERS conta com mais do que apenas a oferta de um serviço. Nosso objetivo é caminhar junto com os MOOVERS colaboradores e ajudar os empreendimentos como um verdadeiro parceiro de negócios.
O empreendedor MOOVERS é aquele que não desiste diante de qualquer desafio. Está sempre buscando o melhor não só para o seu negócio mas também para o seu consumidor final. Gosta de correr atrás de resultados e aprendizados para continuar inovando e investindo nas melhores oportunidades para o seu negócio.
Na Era Digital percebemos que, mesmo longe, precisamos estar juntos para vencer todos os desafios e agarrar as oportunidades. O surgimento da pandemia fez disso uma necessidade para quem busca o sucesso.
Nosso papel nessa caminhada, além de ajudar nos empreendimentos dos nossos colaboradores, é de colaborar para a saúde, inclusão e controle financeiro do consumidor final. Como vimos, os desafios e as oportunidades de se empreender na Era Digital podem ser uma boa notícia. É um caminho sem volta e está apenas começando. Porém, com muito foco e disposição, é possível fazer a transição para a Era Digital sem muitas turbulências. Ao contrário, visto com otimismo pode ser uma tarefa prazeroza!
Com a tecnologia oferecida, a MOOVpay contribui – e vai continuar contribuindo – para que os usuários tenham mais oportunidades. Continuaremos auxiliando você na gestão de seus gastos. Continuaremos oferecendo educação para melhores práticas de consumo. Além disso tudo vamos garantir maior liberdade financeira para que todos consigam realizar seus sonhos.
Ilustrações gentilmente cedidas por FREEPIK.