Muitos se perguntam se o impacto da pandemia vai promover alguma melhora no caráter e no modo de vida das pessoas. Bem, acreditamos que a resposta segura a esta pergunta precisa de mais tempo.
Mas, de uma coisa temos certeza absoluta: o comportamento do consumidor mudou – e muito! Por causa da pandemia, os consumidores se adaptaram a novos ambientes, criaram novos hábitos, desenvolveram novos comportamentos em relação à quanto e como comprar.
Produtos, serviços e conteúdo de mídia sofrem uma análise mais criteriosa e consciente antes de serem adquiridos. Isso é o que mostram diversos estudos publicados por especialistas no assunto em vários países.
Nossa equipe estudou atentamente o que dizem consultores de negócios e analistas de mercado para descobrir que comportamentos permanecerão após o COVID-19.
Quais são as principais mudanças? Será que você se enquadra em alguns? Vejamos.
VIDA VIRTUAL
A maioria de nós buscou mais entretenimento durante a quarentena no mundo online. As transmissões ao vivo se tornaram especialmente populares e, após o isolamento, as experiências digitais continuarão sendo a solução para evitar grandes encontros.
Empresas e artistas aprenderam a aproveitar isso positivamente, oferecendo momentos de descontração em casa, entregando conteúdo online de qualidade em parceria com empresas e instituições da área de cultura.
Fique atento à agenda cultural de algumas marcas e artistas e veja o quanto é possível de usufruir material artístico gratuitamente no conforto da sua casa.
FAÇA VOCÊ MESMO
A grande maioria das empresas não estava disponível no primeiro estágio da pandemia. As pessoas confiaram em soluções alternativas, muitas vezes liberando sua imaginação, e a quarentena nos mostrou como todos nós podemos ser engenhosos.
Criando novas atividades as marcas começaram a estimular a criatividade dos consumidores e elevá-la a um nível superior. Oferecem dicas, cursinhos e tutoriais grátis que facilitam e aprimoram nossas habilidades. Muito conteúdo útil começou a ser disponibilizado com boas orientações.
Embora voltemos às nossas velhas rotinas, podemos continuar a desfrutar das novas habilidades que adquirimos após a quarentena. Por isso, aproveite para seguir marcas online que mostram que se importam com você, acompanhe sua agenda de material online. Você vai se surpreender com tanta coisa nova pode aprender e a despertar talentos antes escondidos!
COMPRAS ONLINE
As transações online aumentaram significativamente. O nível de consumo triplicou em comparação com o mesmo período antes da crise. Isto forçou as empresas a investirem em mais qualidade no atendimento, rapidez e praticidade na entrega. Todos saímos ganhando!
Depois da crise, as transações online continuarão crescendo, até mesmo na compra de alimentos e bebidas. Quando você imaginou que um supermercado iria entregar suas compras com pedidas pelo Whatsapp? Pois isso já é real.
As categorias onde o e-commerce está crescendo não querem perder esta oportunidade. Agora é o momento certo para você exigir cada vez mais das marcas, que se esforçarão cada vez mais a oferecer melhores experiências aos consumidores.
CURSOS EAD
A disseminação do Covid-19 contribuiu para espalhar rapidamente uma outra coisa: o interesse pela educação online. Diversos cursos novos surgiram, muitos deles gratuitos, com uma variedade enorme de temas.
Em quarentena descobrimos que temos mais tempo livre do que o normal. Se este for o seu caso, considere usar este tempo de sobra para aprender novas habilidades, reciclar conhecimentos-chave para o trabalho ou apenas mergulhar em um assunto que sempre lhe interessou.
Não importa o que você decida aprender, continuar seus estudos online enquanto fica em casa pode ser uma maneira econômica de progredir em sua carreira.
RETORNAR À NATUREZA E SUSTENTABILIDADE
Durante a pandemia, muitos começaram a questionar sua relação com o meio ambiente e a natureza. Acredita-se que este aspecto continuará sendo importante para os consumidores. O modo consciente de comprar tem feito com que as empresas criem novas formas de produção e entrega, minimizando a exposição potencial ao COVID-19 e se adequando à métodos mais sustentáveis.
Procure incentivar estas práticas para que sejam ainda mais valorizadas, escolha marcas com selos de preservação reconhecidos oficialmente. Apoiar de forma autêntica as iniciativas que preservam a natureza começa pela compra selecionada e consciente.
IMPRENSA PROFISSIONAL
Notícia é um produto altamente consumido no mundo todo. Sabendo disso as mídias responsáveis cresceram muito em audiência logo no início da quarentena. A crise global estimulou a nossa necessidade de informações e percepções seguras. O uso dessas plataformas digitais continuará após a pandemia, as empresas sérias continuarão fornecendo conteúdo relevante e não deixarão de lado temas que agora são importantes para você.
Seu rigor na escolha de canais comprometidos com a ética e o jornalismo de qualidade fará com que mais empresas invistam em bons profissionais e lhe entreguem opinião transparente.
O NOVO NORMAL SERÁ UM NORMAL MELHOR
Compreender que você não é apenas um observador – ao contrário – que você é protagonista deste momento decisivo da nossa história, tornará sua experiência de consumidor ainda mais positiva, ajudando a formar outros consumidores cada vez mais qualificados.
Após a pandemia, alguns novos hábitos desaparecerão, mas outros permanecerão ou até mesmo serão intensificados. Isto vai ajudar as pessoas a enfrentar novos desafios.
E nós da MOOVpay como decidimos nos encaixar neste cenário?
Acreditamos que o isolamento social acelerou o movimento de digitalização, e o mundo pós pandemia vai fortalecer os negócios com presença digital. Apostamos nessa direção com serviços e atitudes proativas, facilitando a inclusão de novos consumidores no mercado financeiro.
Estamos nos preparando para este movimento, capacitando pessoas, aumentando nossa rede de parceiros e disponibilizando para nossos clientes soluções de crédito pensadas para atender um público que necessita de agilidade, facilidade e resposta rápida.
Conheça mais sobre a MOOVpay em www.moovpay.com.br.