COVID 19: o que aprendemos e quanto evoluímos

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

As pandemias não são notícia nova. Em toda sua trajetória a humanidade teve que enfrentar diversos tipos de pandemias. Algumas mais letais, outras nem tanto, em variados lugares e épocas distintas. Mas, o desafio foi sempre o mesmo: encontrar a cura, se adaptar a novas realidades e – principalmente – aprender com a doença.

Desde de dezembro de 2019 este é o assunto que ocupa a maior parte de nossas preocupações, todos os dias da semana. E não é por menos! Se trata da maior crise sanitária dos últimos 100 anos.

Porém, podemos aprender muito com essa crise, como nossos antepassados aprenderam com outras pandemias. Falamos de um aprendizado que vai muito além dos aspectos médicos, como a vacina por exemplo – o item mais cobiçado por todo o mundo.

Aprendemos a criar soluções, a inventar métodos de trabalho e a resolver melhor os conflitos. Descobrimos que temos talentos escondidos, vencemos barreiras, fizemos o novo acontecer.

Percebemos que coisas “pequenas” são indispensáveis. Um abraço, um aperto de mão, uma refeição com a família e até aquele cafezinho com um amigo…

Assim, o que a pandemia da Covid 19 tem nos ensinado? Vejamos.

O que é uma pandemia

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia é caracterizada pela disseminação mundial de uma nova doença. O termo é utilizado então, quando uma epidemia, surto que afeta apenas uma região, caso de Wuhan no início do coronavírus, se espalhando por todos os continentes. Assim, o vírus é transmitido de pessoa para pessoa a cada lugar que passa, tornando-se uma pandemia, que é o caso atual do COVID-19.

Diferentes pandemias no mundo

Desde os primórdios da humanidade, diversas pandemias assolaram o mundo. Veja agora algumas das mais famosas da nossa história:

– Peste do Egito (430 a.C.)

Durante a Guerra do Peloponeso, as cidades-estados gregas Atenas e Esparta teve mais um conflito para lidar, a febre tifoide. Dadas as péssimas condições que os atenienses viviam durante o cerco das tropas espartanas.

A epidemia, que matou um quarto das tropas de Atenas e da população da cidade, segundo os estudos de Tucídides, teve uma primeira onda entre 430 a.C. e 429 a.C. e uma segunda onda em 427 a.C. Foram ao todo 3 anos da doença que se originou na Etiópia e rapidamente se espalhou por toda a população de Atenas, inclusive levando a morte de Péricles, general de Atenas na época, por contaminação em 429 a.C.

– Peste Antonina (165-180)

Uma epidemia que durou 15 anos e atingiu Roma em 166. Derivado do nome da família que governava a região na época, a também conhecida Peste dos Antoninos tinha sintomas como febre, erupções cutâneas e diarreia.

Chegou a matar mais de 2.000 pessoas por dia em Roma, com taxa de mortalidade de 25% estimam-se mais de 5 milhões de mortos. Foi uma epidemia triste que assim como a COVID-19 devastou diversas famílias na época.

– Peste Negra (1300)

A Peste Negra foi a pandemia mais devastadora já registrada na história. São estimadas entre 75 e 200 milhões de mortes na Europa e na Ásia. Provavelmente ela foi originada na Ásia Central ou na Ásia Oriental, e foram diversas as formas como a Peste Negra foi transportada até a Europa.

A peste voltou a aterrorizar a Europa e o Mediterrâneo ao longo dos séculos XIV a XVII. Foram diversos surtos graves que continuaram no decorrer dos anos seguintes, e marcaram um grande retrocesso na maior parte da Europa e no norte da África.

– Gripe Espanhola (1918 a 1920)

A famosa Gripe Espanhola ocorreu em decorrência do vírus influenza. A pandemia durou de janeiro de 1918 a dezembro de 1920 e infectou cerca de 500 milhões de pessoas – correspondente a um quarto da população mundial da época.

Apesar de não saber o número exato de mortos pelo vírus, estima-se que o número esteja entre 17 e 50 milhões de pessoas. Por isso, ela é considerada uma das epidemias mais mortais da nossa história. A influenza vírus H1N1, que deu origem à Gripe, retornou em 2009 através de um surto que matou mais de 100 pessoas no México e chegando à mais de 53 mil casos Brasil.

Todas essas pandemias anteriores à COVID-19 trouxeram diferentes vírus, mas o mesmo cenário triste. Entretanto, desde 1918 a ciência deu um grande salto e hoje conseguimos descobertas antes inimagináveis que salvaram e ainda salvam vidas.

As descobertas científicas na pandemia do coronavírus

Separamos para você as principais descobertas científicas da pandemia e como elas reafirmaram o que já sabíamos:

1. Avanços na segurança sanitária
A agilidade em soluções para atender à população foi necessária para salvar vidas, assim a segurança sanitária desenvolveu diversos protocolos para o momento em que vivemos e para permanecer no futuro.

2. Colaboração para pesquisas relacionadas ao vírus e ao seu combate
A ciência é ainda mais importante em momentos como no qual ainda vivemos. O incentivo nas pesquisas de diversas universidades ao redor do mundo, e também no Brasil, trouxe dados relevantes para a elaboração de vacinas eficazes em menos de 1 ano de pandemia.

3. Equipamento de proteção contra o coronavírus
O uso de máscaras e outros equipamentos de proteção que além de combater o coronavírus, também diminuíram a transmissão de outros vírus respiratórios como a Influenza.

4. O tratamento da COVID-19
Apesar de não ter sido 100% desenvolvido ainda, o tratamento contra a COVID já está em andamento e seu avanço sendo cada vez mais aguardado.

A pandemia no Brasil até agora

Entre deslizes e discordâncias políticas e acordos comerciais, podemos afirmar que a pandemia do coronavírus nos mostrou que o Brasil se encontra despreparado politicamente para lidar com uma pandemia desse porte.

Mesmo com as divergências, a vacina já vem mostrando avanços, até o dia 26/04, pouco mais de 27 milhões de brasileiros já tomaram a primeira dose da vacina. Ainda há um longo caminho pela frente, nos encontramos novamente em um ponto crítico da pandemia, por isso, mesmo com a vacinação indo mais rápido, ainda precisamos praticar o isolamento social e usar máscaras.

As 5 lições que mudaram para sempre as nossas vidas

Com certeza, a tecnologia foi a nossa maior aliada nesse período de pandemia. A forma remota ou online passou a fazer parte do nosso presente e, com certeza, continuará no futuro veja o que a tecnologia nos ensinou a fazer online:

1- Compras online

A modalidade de compras via internet facilitou nossas vidas e ajudou no negócio de milhares de empreendedores.

2- Home Office

Nada melhor do que ter a opção de trabalhar de qualquer lugar do mundo, o home office veio para ficar.

3- Encontros sociais online

Pelo menos por enquanto é a melhor opção para encontrar os amigos e fazer o happy hour com os colegas de trabalho.

4- EAD

É possível fazer aquele curso online ou especialização que você sempre quis. Muitas universidades ao redor do mundo e no Brasil disponibilizam suas aulas de forma remota.

5- Atividade física online

Praticar atividade física e manter nossa saúde física e mental em dia nunca foi tão importante, e a ginástica online chegou para proporcionar isso cada vez mais e de qualquer lugar.

Oportunidades da MOOVpay

Entre tantas notícias tristes da pandemia, nós temos a felicidade de anunciar a abertura de uma de nossas filiais em São Paulo! Estamos expandindo, buscando novas soluções de crédito para todos.

Com isso, aumentamos o número de parceiros e abrimos novas oportunidades de emprego. Avançamos em 2021 promovendo trabalho e entregando novidades para nossos clientes. Fique ligado que em breve teremos o lançamento de novos produtos: o MOOVpremio e o MOOVben!

Vai ficar fora dessa? Acompanhe nosso site e fique ligado em todas as novidades que a MOOVpay tem para você em 2021: www.moovpay.com.br

As Top10 Mais lidas

Dicas para sua loja vender bem no inverno

O mercado da moda muitas vezes funciona de uma maneira diferente de outros segmentos no varejo. O planejamento e a antecipação são necessários como em qualquer área, mas às vezes esquecemos de alguns fatores que influenciam diretamente nas vendas devido ao produto à venda. 

CLIQUE PARA LER E OUVIR »

Moda sustentável — a ecobag e suas utilidades

Com as constantes mudanças climáticas e os danos causados nas matérias-primas do meio ambiente, o indivíduo reconheceu a importância do seu papel em cuidar do planeta. Um dos principais pontos ressaltados no comportamento da sociedade é a imensa quantidade de plástico produzido e consumido.

CLIQUE PARA LER E OUVIR »

Dicas para sua loja vender bem no inverno

O mercado da moda muitas vezes funciona de uma maneira diferente de outros segmentos no varejo. O planejamento e a antecipação são necessários como em qualquer área, mas às vezes esquecemos de alguns fatores que influenciam diretamente nas vendas devido ao produto à venda. 

CLIQUE PARA LER E OUVIR »

Moda sustentável — a ecobag e suas utilidades

Com as constantes mudanças climáticas e os danos causados nas matérias-primas do meio ambiente, o indivíduo reconheceu a importância do seu papel em cuidar do planeta. Um dos principais pontos ressaltados no comportamento da sociedade é a imensa quantidade de plástico produzido e consumido.

CLIQUE PARA LER E OUVIR »

As Mais Recentes

Nossa Fanpage

Nosso Canal