Já sabemos que depois da pandemia o mundo digital cresceu, e que a possibilidade de compra parece ser infinita quando estamos online. Mas, agora que estamos voltando à interação social como decidir se é melhor comprar online ou offline?
Pensando nisso, a MOOVpay preparou esse artigo para você se sentir seguro entre uma ou outra opção! Vamos lá?
Por que comprar online?
Comprar online com certeza tem muitas facilidades. Receber o produto em casa após encomendá-lo com apenas um clique realmente é mais prático e mais rápido do que deslocar-se até a loja para a compra presencial.
Além disso, é possível encontrar uma maior variedade de lojas, e consequentemente de modelos e produtos, com grandes descontos e mais opções de parcelamentos. A pandemia também agilizou o sistema de entregas, que continua a crescer e promover a rapidez e diminuir a ansiedade da chegada do novo produto.
Comprar online é mais vantajoso?
O peso maior entre a escolha da compra online e da offline está muito relacionado a categoria de produto e a própria marca, mas é importante considerar também as características de cada canal:
Se por um lado, na loja física, além de mais segurança, é mais fácil devolver ou efetuar a troca do produto caso esse apresente algum problema. Na maioria das vezes, na loja online, é possível economizar mais, como veremos no próximo tópico!
Onde é possível economizar mais: comprando no ponto físico ou no site?
Considerando que o custo operacional de um e-commerce é muito menor quando comparado com os gastos que o ponto físico gera para a loja e que isso, consequentemente, reflete no preço final do produto, a compra na modalidade online acaba sendo sempre mais em conta!
Além disso, as lojas virtuais possibilitam a compra 24 horas todos os dias, o que possibilita mais e mais descontos, como cupons ou até mesmo dinheiro de volta, que é o caso do conhecido cashback.
Vantagens da compra online
Variedade de produtos
Muitas vezes a loja física não tem aquele produto que você estava procurando por estar em falta, por exemplo. Então, no mundo digital, encontra-se uma variedade muito maior de tamanhos, preços, cores e até mesmo marcas do mesmo produto.
Facilidade
Com certeza uma das maiores vantagens da compra online é a facilidade e a rapidez com que se pode finalizar a compra, sem necessidade de deslocamento.
Pesquisa
Com a grande variedade de e-commerces, a pesquisa por preços e melhor custo-benefício torna-se essencial! Assim, você consegue realizar o negócio perfeito, pagando o preço justo!
Promoções e descontos
Outra vantagem são as promoções e os descontos disponíveis na compra online que na loja física não encontramos.
Desvantagens
Não poder experimentar/tocar o produto
Uma das grandes desvantagens da compra online é a falta do tato com o produto. Quando pegamos no produto ou experimentamos ele, temos certeza se ele será útil e se realmente é o que precisamos ou queremos.
O mundo do e-commerce não possibilita isso, o que pode ser um empecilho para alguns produtos e consumidores.
Fretes
Quem já não encontrou o produto com o preço dos sonhos, mas o frete acabava saindo quase do mesmo valor ou até mesmo mais que o próprio produto? Infelizmente, essa é uma das desvantagens do e-commerce e às vezes o valor fica o mesmo da loja física.
Tempo de espera
Além do valor do frete, o tempo de espera pode ser sofrido para muitas pessoas. Apesar da agilidade de grandes empresas, às vezes encontramos um prazo de entrega longo que dependendo do valor do produto, é melhor comprar na loja física e levar no mesmo dia!
Segurança
Assim como a internet possibilita diversas opções de compra, também devemos ficar atentos à sites confiáveis. Muitos brasileiros caem em golpes todos os dias e a falta de segurança nos e-commerces é um dos grandes culpados dessas realidades.
Em que situações a compra off pode ser melhor?
A compra offline pode ser melhor quando há possibilidade de negociação com o vendedor, ou quando precisamos do produto para ontem! É claro que consideramos o preço do produto também, mas e quanto ao segmento?
Essa decisão pode ser estabelecida com base no segmento?
A compra de produtos mais caros, como por exemplo roupas de marca, é muito mais segura quando realizada presencialmente na loja física. Da mesma forma, a compra de vestuários ou de cosméticos também podem ser complicadas quando realizadas online.
Assim, percebe-se que algumas vezes a decisão pode ser estabelecida com base no segmento. Com certeza, a tranquilidade da consciência de cada consumidor é o que fala mais alto nestes momentos.
Acertar na cor da maquiagem, no cheiro do perfume ou no tamanho da blusa nova pode ser complicado quando a compra é feita pela internet. Portanto, sempre leve em consideração o produto desejado, a loja e as condições para aquela compra, analisando assim a melhor opção para você: online ou offline!
Ilustrações gentilmente cedidas por FREEPIK.