No mês passado, nós apresentamos aqui no blog como o empréstimo pode ser uma boa ideia para quitar as dívidas. Mas claro, existem diversas opções de empréstimo no mercado. Por isso, como o empréstimo pode ser uma boa ideia para quitar as dívidas? Analisamos algumas opções para quem quer sair do vermelho ou conquistar um novo bem. Lembre-se, é sempre importante calcular tudo e ficar atento a todas as taxas e valores embutidos na soma final!
Vem com a gente saber um pouco mais desse universo de possibilidades.
Cheque especial
O cheque especial é um dinheiro fácil e rápido. Ele é liberado de acordo com o seu perfil de crédito pela sua instituição financeira.
Justamente por já ser uma espécie de “dinheiro extra”, as taxas de juros em um ano podem chegar a mais de 300% segundo os dados do Banco Central do Brasil. Diferente de outras soluções financeiras, o cheque especial debita os juros e o valor devido na conta de modo automático.
Quando é recomendado usar o cheque especial?
Vamos supor que você precise de R$100 para pagar uma conta em atraso ou comprar algo indispensável. Se nos próximos 30 dias você conseguir repor este dinheiro na conta, o cheque especial pode ser uma ótima opção.
Entretanto, fique atento para que o montante não acumule e você perca o controle do seu saldo devedor. Como já dissemos, o cheque especial conta com as maiores taxas do mercado e, caso o pior aconteça, você precisará buscar alternativas como o refinanciamento de dívidas.
Cartão de crédito
Você sabia que não é necessário ter uma conta corrente em determinado banco para ter um cartão de crédito?
Como o próprio nome já diz, o cartão de crédito é uma linha de crédito mais baixa e pré-aprovada, ou seja, também é um tipo de empréstimo.
Assim, diversos bancos, corretoras e fintechs, como a MOOVpay, podem oferecer aos clientes cartões de créditos baseados na confiança de que o valor emprestado será pago! Cada pessoa tem um limite avaliado com o seu perfil de pagamentos ou o seu score no Serasa, por exemplo.
Então, na data de vencimento, você se compromete a pagar o valor gasto no mês anterior! Sendo ainda possível parcelar compras e até cursos profissionalizantes.
Mas cuidado! O cartão de crédito é uma das grandes razões do endividamento dos brasileiros. Por isso, é importante manter as finanças organizadas para não se surpreender e atrasar o pagamento!
Crédito Rotativo
Também conhecido como pagamento mínimo ou parcial da fatura, o crédito rotativo é para pagar apenas uma parte da fatura atrasada do cartão de crédito e não ficar com o nome sujo, e correr o risco de abaixar o seu score justamente por não ter pagado a conta!
Parece confuso, mas nada mais é do que um empréstimo na própria operadora do seu cartão de crédito com juros que chegam até a 375% ao ano para pagar a sua fatura!
Mas então, quando é recomendado usar o crédito rotativo?
Essa forma de empréstimo é uma solução temporária quando ocorre alguma emergência e precisa do dinheiro para resolver! Justamente pelas taxas altas de juros, é uma solução temporária, e o pagamento deve ser feito o quanto antes.
Empréstimo com garantia
Pouco conhecido pelos brasileiros, o empréstimo com garantia muitas vezes oferece as melhores condições de pagamento.
Nessa modalidade, o cliente oferece um bem, como um imóvel, um veículo, algumas joias ou outros itens de maior valor, como garantia de pagamento à instituição.
Por isso, o empréstimo com garantia pode ser aprovado em menos tempo, além de oferecer juros mais baixos e prazos maiores de pagamento. E é sempre indicado para quem busca valores altos para renegociar dívidas ou para realizar sonhos de longo prazo – como investir no seu negócio, por exemplo!
Ressalta-se que mesmo oferecendo um bem como garantia, o cliente é preservado e a sua propriedade ou posse não são tomados pela instituição. Isso ocorre apenas em último caso de inadimplência: quando esgotam-se todas as alternativas para renegociar a dívida.
Empréstimo pessoal
O empréstimo pessoal é um dos mais populares no mercado, pois atende diversas demandas. Sendo assim, ele é muito requisitado pelos clientes e como a instituição financeira é livre para estabelecer critérios como prazos de pagamentos, juros mensais e o valor de empréstimo aprovado, a concorrência também é grande. Por isso, além de analisar cuidadosamente as taxas pré e pós-fixadas, é muito importante avaliar onde pedir este empréstimo.
Algumas instituições podem oferecer um limite pré-aprovado e com juros baixos, mas tem algumas taxas que às vezes estão escondidas como a de abertura de conta, de manutenção ou por vezes algum tipo de seguro que você nem sabia que tinha!
Para quitar dívidas, optar pelo empréstimo pessoal vale sempre a pena quando você for gastar menos! Assim, optar por essa modalidade para quitar dívidas maiores – em situações de altos juros à longo prazo, como o cheque especial – é recomendado pelos especialistas!
Empréstimo consignado
O empréstimo consignado é uma linha de crédito especial para algumas categorias assalariadas como: aposentados pelo INSS, pensionistas, trabalhadores CLT, profissionais das forças armadas e funcionários públicos.
Assim, o empréstimo consignado, é ainda mais fácil de contratar pois o valor das parcelas já é descontado diretamente na folha de pagamento ou do beneficiário pago pela previdência.
Sendo indicado para quem tem controle sobre as finanças, pois você é obrigado a pagar durante o contrato.
Financiamento
O financiamento é uma das opções clássicas e seguras oferecida pelas instituições financeiras para adquirir um bem, como um carro ou um novo apartamento.
As taxas podem variar de acordo com o banco, a fintech ou outra instituição financeira. Assim, elas podem ser pré-fixadas, sem alterações futuras nas parcelas, ou pós-fixadas, vinculadas a índices de inflação e juros de curto prazo, e variando com o tempo e a economia do país.
Quer realizar o sonho da casa própria ou do carro próprio? O financiamento é ideal para requisitar valores altos
Só não esqueça de arcar com TODOS os custos: como as taxas obrigatórias como escritura, IPVA, seguro, documentação autenticada, entre outras! Nós recomendamos explorar e anotar toda a burocracia antes de assinar o contrato com a instituição financeira! Lembre-se: além da parcela do financiamento, há diversos gastos extras pontuais e mensais para concretizar o seu sonho!
Refinanciamento
O refinanciamento é autoexplicativo! Esta linha de crédito é especialmente para quem já contratou outra e precisa de uma nova linha de crédito. Geralmente, esta mudança serve para substituir os juros, o que torna a dívida mais barata.
Ufa…são várias as opções não é mesmo?
Mas não se preocupe, a MOOVpay está aqui para ajudar! Se você acompanha a gente por aqui, deve saber que além de uma fintech, nós também queremos fazer a diferença na organização financeira de todos os brasileiros através da educação!
Está em dúvida de qual empréstimo escolher? Deixe seu comentário! Estamos prontos para te auxiliar e queremos fornecer o melhor conteúdo para te ajudar a alcançar a sua liberdade financeira!
Ilustrações gentilmente cedidas por FREEPIK.