Você já deve ter ouvido falar do cashback, né? Cada vez mais popular entre as empresas e fintechs, o cashback é o famoso dinheiro de volta depois de uma compra! E foi pensando nele, que a MOOVpay preparou um material com TUDO o que você precisa saber sobre essa recompensa, suas vantagens e como ela pode fazer parte do seu dia a dia e te ajudar a ter parte do seu din din de volta!
O que é cashback?
Traduzindo para o português a palavra cashback significa “dinheiro de volta”. Tudo começou nos Estados Unidos em 1998 com a empresa Ebates como uma espécie de programa de recompensa. Logo no início já foi um sucesso, e esse perdura até hoje nos EUA e no Reino Unido, principalmente por empresas de cartão de crédito.
Tornando-se cada vez mais comum, recentemente no Brasil várias lojas e outras empresas começaram a proporcionar o cashback aos seus clientes como forma de fidelização, e assim revertem uma porcentagem do valor final da sua compra em “dinheiro de volta”!
Como funciona o cashback?
Através de aplicativos ou diretamente no estabelecimento, o consumidor realiza a transação da compra e logo em seguida recebe parte desse valor como saldo em uma carteira digital!
Esse mesmo saldo, então, pode ser usado nas suas futuras compras na mesma loja ou que utilizam o mesmo aplicativo intermediário para o programa. A recompensa oferecida pelo estabelecimento pode variar de 1% a 50%, sendo a porcentagem definida ao gosto da loja!
Com isso, o cliente pode usar sites ou aplicativos que levam para lojas associadas ou até mesmo ir à loja física solicitar o seu cashback. Diversas plataformas online se desenvolveram rapidamente com a pandemia e o avanço da tecnologia, e já garantem com apenas um clique o seu cashback!
Antes de utilizar, é importante ressaltar que para garantir o seu benefício e como uma forma de identificar o cliente, é necessária a apresentação do CPF ou do número de telefone no ato da compra. Por isso, fique atento e procure por estabelecimentos confiáveis para não ficar sem o seu cashback!
As vantagens do cashback
Para o consumidor, a vantagem é bem clara, quem não gosta de dinheiro de volta? Mas cuidado para não perder a mão e continuar as compras por impulso!
Lembre-se: é sempre importante manter as finanças em dia! E para isso, você pode contar com o nosso MOOVblog, e as diversas dicas e informações apresentadas em nossos artigos e que te ajudam a manter a organização financeira!
Mas e para as empresas? Bom, além da oportunidade de atrair os clientes, mais algumas vantagens também devem ser consideradas:
Maior visibilidade da loja
O cashback não deixa de ser um tipo de promoção. E com ele, é possível atrair cada vez mais clientes mostrando os benefícios de comprar no seu estabelecimento. Além de estimular os consumidores a divulgarem o benefício na famosa propaganda do boca-a-boca.
Fidelização de clientes
Mesmo não sendo uma estratégia específica para fidelização de clientes, fornecer benefícios ao público sempre faz com ele volte e seja fiel à sua marca, já que vai ter sua recompensa nas próximas compras.
Com a popularização do cashback no Brasil, ele pode se tornar um diferencial competitivo e vantajoso para o seu comércio.
Melhor entendimento sobre os padrões de compra
Aderindo ao cashback, é possível obter dados dos seus clientes e seus padrões de compra. Principalmente quando a recompensa é realizada através de uma empresa intermediária, é possível chamar seu cliente de volta de acordo com as suas compras e interesses na sua loja.
Para o comerciante, essas análises de dados resultam em ações promocionais mais efetivas além de conhecer melhor o seu público.
A diferença entre cashback e programas de pontos
Você já deve conhecer ou ter participado de algum programa de pontos. Apesar de suas semelhanças com o cashback, o programa de pontos já era um benefício oferecido por algumas empresas antes mesmo do dinheiro de volta na carteira.
Os programas de pontos surgiram na década de 80, primeiramente utilizadas pelas empresas aéreas, e até hoje são conhecidos como forma de fidelização em outros segmentos.
Ao invés de dinheiro na conta, o consumidor ganha pontos. Os pontos podem ser trocados em lojas físicas ou online por outros produtos específicos. Diferentemente do cashback, que devolve ao consumidor uma parte do valor gasto na compra dos produtos!
Vem ser MOOVers
Em constante evolução, a MOOVpay está sempre trazendo as melhores opções e facilidades para os clientes.
Portanto, aqui vai a dica: continue atento às nossas redes sociais e blog para mais informações, dicas, soluções do mercado financeiro e novidades de produtos e serviços!
Seja um MOOVer! E realize seus sonhos com a gente ????
Ilustrações gentilmente cedidas por FREEPIK.