Desde 2014, o Dia das Mães conta com campanhas de marketing que rendem momentos marcantes na publicidade do mundo todo. Emocionar o público também é promover os valores e a missão da sua empresa. Em tempos de pandemia, isso passa a valer mais ainda.
O Dia das Mães é a segunda data mais importante do ano depois do Natal. Nessa época, as marcas investem não só dinheiro como também criatividade ao abordar uma data tão significativa para todos nós.
Com a pandemia do novo coronavírus, o marketing de várias empresas, incluindo a MOOVpay, também precisou se reinventar e mudar o mindset neste novo cenário. Considerando o distanciamento e agindo para incentivar um consumo seguro e sem risco de contaminação, as compras desta data especial têm um novo destino: o mundo virtual.
Por isso nós preparamos um pouco mais sobre as diferenças de uma campanha marketing emocional e promocional, quais as vantagens de apelar para o lado emocional e o que é esperado desse tipo de campanha. Vamos lá!
Qual a diferença entre uma campanha de marketing promocional e uma campanha de marketing emocional?
Enquanto o marketing promocional visa apresentar o seu produto ou serviço para os clientes tomarem decisões pelo viés da razão, o marketing emocional tem como objetivo falar diretamente com os sentimentos dos consumidores e darem mais um motivo para escolherem sua marca na hora da compra.
Dessa forma, as pessoas começam a considerar o apelo emocional e não só racional para realizarem a compra. O marketing emocional além de atender uma necessidade específica, o que está a venda procura conquistar o coração de quem compra. Atrelando uma sensação positiva que direciona à compra e também buscando fidelizar os clientes.
O que as pessoas esperam de uma campanha de marketing
Atualmente, despertar uma lembrança, visualizar-se utilizando produto divulgado, sorrir e até mesmo chorar com uma campanha de marketing são os encontros que o seu produto ou seu serviço podem ter com o emocional das pessoas.
Na prática, todas as decisões de compras que tomamos acabam sendo por causa e consequência, ou seja, o que sentimos e o que vamos fazer com isso. Assim, as pessoas esperam saber qual o problema que o seu produto soluciona, se elas se identificam com o posicionamento da marca em momentos de crise e se o sentimento positivo também está atrelado na hora da compra.
As vantagens do marketing emocional
Como já falamos anteriormente, a aceleração da tecnologia devido à pandemia deu espaço para um novo cenário e um novo comportamento de compra dos consumidores. Em datas comemorativas como o Dia das Mães, o Dia dos Pais e o Natal por exemplo, os fatores afetivo e instintivo precisam ser incluídos no planejamento de marketing para ter um bom resultado.
Diversas empresas já embarcam nessa proposta e aqui estão algumas das suas vantagens
- Cria uma relação de confiança
Através do marketing emocional, sua empresa é capaz de criar uma relação de confiança cada vez maior com o seu público. Não se esqueça que o relacionamento não está apenas no ato da compra, mas também antes e depois. Assim, com o apelo emocional é mais fácil passar uma imagem positiva e de proximidade com os clientes.
- Novas compras
A recompra é importante para consolidação da sua marca no mercado, por isso investir em estratégias desse tipo de marketing podem aumentar a volta dos clientes e, consequentemente, manter sua empresa bem-posicionada.
- Aumento na satisfação dos consumidores
Sentimento positivo na hora da compra também é sinônimo de um consumidor satisfeito. Assim, o marketing emocional cria uma relação mais forte com o público e sem inseguranças na hora da compra.
- Promove uma imagem positiva da sua empresa
Sua marca também pode virar uma aliada para solucionar as demandas no dia a dia do consumidor. Apelar para um marketing voltado para os sentimentos faz com que aquele problema a ser resolvido não seja algo negativo, mas sim um prazer para quem recorre a sua marca.
O que a MOOVpay trouxe de diferente para a campanha do Dia das Mães
Na pandemia, a impossibilidade da compra física fez com que o marketing promovesse essa nova realidade e enfatizasse ainda mais o sentimento no momento da publicidade. Por isso, no Dia das Mães da MOOVpay nossa proposta era passar um conteúdo de valor para os nossos parceiros.
Priorizamos o afeto, promovemos a interação online através das nossas redes sociais, aproximando as pessoas de forma online, compartilhando nossa hashtag e manifestando nesta data tão especial que o #AfetoéoMelhorPresente!
Nossa proposta é ser MOOVin, MOOVinova e MOOVtech! Presença online inovadora e com cada vez mais soluções tecnológicas para os nossos parceiros!
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