Atendimento presencial na pandemia: como otimizá-lo e torná-lo acolhedor respeitando o distanciamento

Com a reabertura gradual do comércio devido ao avanço da vacinação no Brasil, é importante permanecer atento para continuar promovendo um ambiente seguro para seus clientes e funcionários.

Com a pandemia, muitos trabalhos precisaram se adaptar ao novo normal, sendo o atendimento ao cliente presencial um dos mais afetados. Entretanto, sempre é possível fazer adaptações e continuar oferecendo um serviço de qualidade.

Além de uma experiência satisfatória para o seu cliente essas medidas darão maior segurança e bem estar no ambiente de trabalho. A principal meta é tornar o atendimento acolhedor, tendo em vista que a pandemia ainda é grande preocupação no coletivo. Mesmo assim, num contexto de pandemia e distanciamento social, muito pode ser feito.

A tecnologia tem sido nossa grande aliada no enfretamento da pandemia. Ela que possibilitou o funcionamento, mesmo remotamente, de diversos negócios. Garante também um bom atendimento ao cliente, e possibilita a gestão e o controle dos negócios mesmo à distância.

Principalmente no varejo. O mundo digital cooperou para auxiliar na aproximação do cliente com o atendente e a loja, mesmo em tempos tão difíceis. Com a reabertura gradual do comércio devido ao avanço da vacinação no Brasil, é importante permanecer atento para continuar promovendo um ambiente seguro para seus clientes e funcionários.

Separamos algumas dicas para manter o atendimento presencial acolhedor. É possível fazer a diferença respeitando as normas de distanciamento social. Vem com a gente…

Promova um atendimento personalizado

O atendimento online é cada vez mais popular durante a pandemia. Por isso, é importante que todos os canais da sua empresa estejam atualizados e em pleno funcionamento. Investir em um atendimento omnichannel, ou seja, centralizado, é muito importante para ficar tudo redondinho e sem deixar o cliente confuso.

Leia dicas de como fazer isso no nosso ebook: O futuro do mercado de trabalho e suas ferramentas: Home office e o futuro do trabalho

Assim, você dá autonomia ao seu cliente e facilita o trabalho dos seus funcionários. É possível agilizar as respostas e criar um vínculo com o seu cliente à distância e presencialmente.

Dessa forma, é possível ter resultados benéficos como aumento nas vendas e fidelização de clientes. A partir do entendimento de quem é a sua persona, ou seja a representação fictícia do cliente ideal de um negócio, você vai oferecer respostas e soluções rápidas através de uma comunicação leve e amigável.

Capacite sua equipe

Além de uma equipe motivada, é muito importante que ela esteja capacitada para atender os seus clientes da melhor forma possível.

Para que isso não se perca pelo distanciamento social obrigatório, uma ótima opção é realizar webinários de capacitação.

Aqui neste artigo, nós damos dicas de como fazer um Webinário de Sucesso para você implementar e fornecer à sua equipe!

Outra estratégia eficiente para capacitar novos funcionários é o Onboarding online, já que contratação de novos funcionários é sempre um desafio para as duas partes. Como empregadores, é importante proporcionar o melhor momento para os recém-chegados com todas as instruções necessárias.

Crie um ambiente seguro e confortável

Com as novas normas sanitárias é cada vez mais difícil estar próximo e se conectar verdadeiramente com os clientes. Ao criar um ambiente confortável e seguro, isso se torna mais fácil.

Você pode, por exemplo, utilizar algumas técnicas como a sonorização e aromatização dos ambientes para uma experiência de compra mais agradável. A decoração e a iluminação também são parte importante para o conforto do seu ambiente.

Não tenha medo de mudar e adaptar o seu espaço. Além de atrair os curiosos e possíveis clientes, um ambiente acolhedor motiva também os funcionários a fazerem um bom trabalho.

Comunique-se e utilize a linguagem corporal

Com o distanciamento social está cada vez mais difícil explicar adequadamente todos os detalhes aos clientes. A utilização obrigatória de máscaras nesse período nos obriga a utilizar a linguagem corporal e outros recursos para uma boa expressividade com os clientes.

Portanto a comunicação clara e amigável fica ainda melhor com técnicas de linguagem corporal. Juntas, são essenciais para concretizar as vendas presencialmente durante a pandemia. Veja algumas delas abaixo:

  • Contato olho no olho

Transmite confiança, atenção e verdade. Não é preciso exagerar, mas também não é bom fugir desse contato com o cliente, pois pode transmitir hesitação e falta de confiança.

  • Gesticule

Mantendo seus movimentos sob controle e sem invadir o espaço do outro, você se sente mais forte e expressivo.

  • Crie um tom direto e natural

Através de treinamento, encontre o tom mais direto e natural possível dos seus funcionários.

Como vimos esses exemplos demonstram como a linguagem corporal pode favorecer no resultado de uma venda. Por isso, é necessário aperfeiçoar sempre o atendimento da sua equipe.

Vem para a Academia MOOVpay!

Para melhorar e crescer cada vez mais com os nossos parceiros, criamos a Academia MOOVpay!

Nossa iniciativa apoia e promove o aperfeiçoamento do atendimento ao cliente nas nossas lojas parceiras.

Através de webinários e um conteúdo online, nós da MOOVpay estamos oferecendo treinamentos pontuais de venda para os funcionários das nossas empresas parceiras, pois acreditamos num futuro inovador e grande para todos nós!

Saiba mais sobre essa e outras iniciativas da MOOVpay aqui: https://lkt.bio/MOOVpay

Ilustrações gentilmente cedidas por Freepik

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